quarta-feira, 22 de abril de 2009

Aventura no regresso às aulas

Bem... final das férias... altura de regressar a bragança - dia 13 de Abril de 2009
O autocarro partiria do Porto as 17,45h, mas só partiu eram quase 18.30h... Penso que algum autocarro se tenha atrasado e tivemos de esperar porque mal entraram meia dúzia de pessoas arrancamos...
Viagem pela autoestrada tudo muito bem... Saímos da autoestrada. Intramos na IP4. Chegamos ao Marão e parámos...
Porquê?
Tinha havido um acidente que impediu o trânsito nas duas vias, com, no mínimo, 4 carros envolvidos em que dois estavam completamente desfeitos e os outros dois também não estavam em melhor estado... 6 ambulâncias em que duas delas eram do Inem e uma das que já tinha transportado pessoal voltou ao local... ou seja "sete ambulâncias"... Dois camiões-tanque dos bombeiros para limpar a estrada em que bombeiros seguravam as mangueiras e outros varriam a estrada... Sei lá quantos carros da polícia, GNR e Brigada de Trânsito e uma carrinha do Inem... Sei lá quantas pessoas envolvidas... e como ficaram...
Pior ainda, sei lá como se deu o acidente e/ou a causa deste... Não me venham com a teoria de que a estrada é perigosa porque já a conduzi várias vezes e em várias épocas do dia e nunca tive problemas porque prestei atenção à estrada... A estrada é sim perigosa se não se ligar à velocidade e à sinalização... Daí que a estrada não é perigosa, mas sim as pessoas fazem-na perigosa...
Sei destes pormenores do acidente porque à medida que os carros iam fazendo inversão de marcha nós (autocarro) íamos avançando... e chegou a uma altura - a altura final - em que já estavamos no local e dava para ver o que se passava...
Resultado mais de 1:30h ali no trânsito... Supostamente chegaríamos a Bragança às 20:45h, ou 21h e chegamos às 23h e porque, digo eu, o motorista ultrapassou a velocidade... Digo isto porque ele fez Vila Real - Mirandela em 45min quando o trajecto é de 1h ou mais, e isto é só um exemplo...
Mas pronto...
Pior foi mesmo quando cheguei a casa... Super, hiper cansada... Só me queria deitar e jantar - pois estava cheia de fome...
Tinha aulas às 9,30h e precisava mesmo descansar... Mas qual quê... Que filme que foi... Casa inundada... Limpar tudo... Eram 3h da manhã quando me deitei... Mas não pensem que já estava tudo direitinho, qual quê... Ainda havia tanto que fazer, eu simplesmente já não aguentava mais... Mas deixem que vos diga que após 5 a 10min de eu chegar e dar com o problema (bicha de ligação debaixo da banca "rompeu") e desligar a água, chegou uma colega de casa (a Carla)... Entre ligar para os senhorios, para uma outra colega de casa (que afinal já não é colega de casa) e sei lá mais o quê, o meu saldo foi quase para metade... Mas que fazer?... Lá nos pusemos a limpar tudo... Uma colega minha que mora no segundo esquerdo (ou seja por baixo de mim) veio ajudar-nos e foi embora por volta das 2h... Coitada...
Eram 8,30h estava eu a levantar-me não para ir para as aulas - como deveria ser - mas sim para limpar a casa... Morta como eu estava, que mal me aguentava em pé... A Carla levantou-se também a essa hora e os senhorios também apareceram - ela para ajudar nas limpezas e ele para reparar a bicha, ou seja, trocá-la.
Depois deles - os senhorios - irem embora, por volta das 11h da manhã, eu e a Carla fomos às compras... Mal cheguei a casa devorei 2 pães com fiambre... Aquilo era jantar, ceia, pequeno-almoço e quase almoço...
Nisto continuei a arrumar pois ainda havia muito a fazer e o que fez a outra? Foi dormir sem sequer se dignar a avisar-me...
Eram 3h da tarde quando chegou a Paty que ficou escandalizada com o que viu - apesar de já estar sob alerta... Lá desfez a mala, telefonou aos pais horrorizada e ainda me ajudou com o que ainda havia para fazer...
Eram 5h da tarde quando me deitei a descansar um pouco as pernas enquanto via umas coisas no computador (após arrumar tudo)...
Ao jantar, encontramo-nos as 3 na cozinha e eu estava a comentar com a Paty que estava tão cansada, que estava tão ansiosa por me deitar e dormir e diz a outra "ah, eu pelo menos dormi à tarde" já não me lembro se ela disse "dormi" ou "descansei", mas vai dar ao mesmo... Eu respondi logo "pois, e eu a arrumar"... Bastou para que ela me fulminasse com o olhar... Ando tão irritada com a infantilidade dela que nem imaginam... Eu e a Paty, claro...
No fim do jantar deitei água quente para dentro duma bacia com sal e um pouco de gel de banho... Levei para o meu quarto e coloquei os pés de molho, no fim creme, muito creme, uma massagenzita, meias e cama (após arrumar a bacia!!)...
Quarta de manhã apresentei um trabalho... Eu e mais 3 raparigas... Até não correu mal... Mas o melhor foi mesmo quando a profe se pôs a fazer uma série de elogios... Foi o único - ou dos únicos - trabalho que ela elogiou (e já foram apresentados 6, acho eu)... Todos nos passamos, até os que estavam a assistir...
Bem... Este é o meu relatório, não bem pormenorizado, mas pronto...