domingo, 17 de fevereiro de 2008

A Saudade...

A Saudade é um sentimento cruel; É algo que aparece quando se sente a falta de algo ou alguém; às vezes nem conseguimos compreender a razão dessa falta; O porquê de sentirmos a necessidade de encontrar, estar com alguém, que por vezes até nos faz sofrer.
Mas afinal quém é que compreende a cabeça, o coração de um ser humano?
Ninguém; Pois é algo incompreensível, algo que de facto não tem qualquer tipo de explicação. Pelo menos à vista desarmada;
Ai a saudade...
Como é difícil de a encarar...
Como é complicado senti-la a destruir-nos, e ao mesmo tempo a arruinar tudo o que nos rodeia; Sim, porque quando este sentimento se interioriza dentro de nós, consegue realmente modificar-nos por completo; Consegue fazer com que ganhemos um carisma ruim, mediocre; E quanto maior a dimensão esta ganha, maior será o nosso poder de destruição. Poder esse que é incontrolável, pois acupula-se a saudade, controlando-nos de imediato; deixando-nos sem qualquer tipo de opção; Tudo o que fazemos, dizemos, pensamos, surge espontaneamente; Todas estas acções são comandadas por esta acupulação de sentimentos, e não pela verdadeira razão!
A saudade é incontrolável...
É algo que se desencadeia quando nos sentimos privados e carentes.
Imaginemos uma rua à qual nos habituamos passeá-la todos os dias, e que realmente nos dá prazer deambular e espairecer quando lá passamos. É algo que nos dá aprazimento, contentamento; e ao mesmo tempo imensa Felicidade!
No entanto, por algum motivo essa rua foi cortada e simbolizada com o sinal "Sentido Proibido". Quando reparamos que isto aconteceu é como se o mundo desabasse sobre os nossos pés. Como se algo terrível tivesse acontecido; E aí, começamos a sentir "falta" daqueles dias em que realmente podíamos lá passear e até divagar.
Ou seja, começamos a sentir "Saudades";
Saudades de algo que um dia possuímos, mas que por alguma razão, de um momento para o outro deixamos de conter, de usufruir; É como se nos tivessem levado, sem qualquer tipo de permissão, o que de melhor havia nos nossos dias, nas nossas vidas;
Melhor dizendo, "Furtado", "Roubado".
Quem realmente sabe o que é "Sentir Saudades" de alguém ou de algo, entende que não é fácil viver o dia a dia.
Não é fácil ser a mesma pessoa.
A pessoa boa, meiga, carinhosa, que até aí fomos.
E por isso entende que este sentimento é depreador e consumista, no que toca ao nosso ser, à nossa energia.
Enfim, à nossa ALMA.
Liliana Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário