sexta-feira, 21 de março de 2014

Sobremesa para o fim de semana: Crumble

O crumble é uma receita muito prática e versátil: ele é preparado em alguns minutos e há versões doces e salgadas para todos os gostos. O crumble nada mais é do que uma camada de recheio – que podiam ser frutas nas versões doces ou legumes nas versões salgadas, cobertas por uma pequena quantidade de uma massa simples, feita apenas com uma pequena quantidade de farinha, manteiga e açúcar. A preparação é então levada ao forno até que a massa fique dourada e crocante.

Crumble de pera, chocolate e pimenta
(Ingredientes para 2 pessoas)

Massa:
40g de manteiga (tirar do frigorífico um pouco antes para ficar com consistência “pomada”)
40g de açúcar
40g de farinha de trigo

Recheio:
1 pêra cortada em fatias
80g de chocolate (preferencialmente chocolate amargo)
2 colheres de sopa de natas frescas

1 pitada de piment d’Espelette (pimenta)


Preparação:
1- Pré-aquecer o forno a 180°C.
2- Ralar grosseiramente o chocolate (pode usar a faca).
3- Nos potinhos individuais ou num refractário, colocar uma camada de pêra, seguida de chocolate ralado, natas e pimenta. Dependendo do tamanho do recipiente, faça apenas uma ou mais camadas. Ah, cuidado com a pimenta, tá?!
4- Prepare a massa: misture a manteiga, a farinha e o açúcar em uma tigela e vá amassando com os dedos, até ficar uniforme. É uma massa seca, fica meio quebradiça mesmo.   Coloque a massa sobre o recheio.
Leve ao forno até dourar – por volta de 40 minutos.
Deixe arrefecer um pouquinho antes de servir.

Outras variações doces que pode experimentar: maçã, banana, manga e abacaxi, frutos vermelhos, banana e chocolate. Dá também para acrescentar um pouco de canela ou amêndoas em lascas no recheio ou na massa, e servir acompanhado com uma bola de gelado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário