sexta-feira, 29 de julho de 2011

Kilitos a menos

Na segunda-feira desta semana fui a uma consulta de nutrição. Imagino que alguns de vocês deve estar a pensar "Então uma futura profissional da área vai a uma consulta."... Eu sei que parece um pouco contraditório, mas foi o empurrãozinho que neste momento eu precisava.
Não foi nada de especial a consulta e não me passou nenhuma dieta. Apenas me disse que devido aos meus problemas (hipotireoidismo, prisão de ventre e disfunção hormonal em relação ao funcionamento do ovários) que deveria comer de 2h em 2h. Também me aconselhou a aumentar a ingesta de água (que era de 2L diários) para 3L diários. Ao nível das refeições principais (almoço e jantar) também fez uma pequena alteração inicial. Para almoço: carne/peixe em grande quantidade e legumes crus/cozidos; para jantar somente uma sopa e uma peça de fruta. Ah, e retirou-me algo que não faz propriamente parte da minha vida, ao contrário do que muita gente pode pensar: doces.
No final da consulta, mesmo antes de terminar, pesou-me. Eu tinha-me pesado em casa antes de ir para a consulta, pois queria ver a diferença (pois às vezes há diferença) de forma a me guiar melhor pela balança cá de casa. E... ambas as balanças tinham indicado 80kg.
Ela não indicou quantos kg era suposto eu perder até à próxima consulta, mas por meta minha gostava de perder 1kg por semana. Passarão 6 semanas até à próxima consulta, logo seriam 6kg... Seria fabuloso :) Mas se fossem 5 já me dava por satisfeita (isto para não elevar a meta, a expectativa e depois desiludir-me). As nossas metas devem ser sempre realistas.
3x por semana de manhã vou fazer uma caminhada de 1h com a minha amiga Joana - praticamente desde que entrei de férias. E todas as noites tenho ido caminhar 1h com a minha amiga Liliana (começamos na quinta-feira da semana passada e ontem não pude ir).
A verdade é que já se nota os efeitos que a alimentação conjugada com os 3L de água e o exercício físico estão a ter no meu corpo e organismo.
Hoje, por curiosidade, fui-me pesar. 79kg. Até fui mais estimulada para a caminhada!
Ah, uma coisa muito importante, deve-se pesar sempre no mesmo período e preferencialmente quando acordamos, pois esse é o nosso peso mais real.
Ainda nem uma semana passou e já estou com 1kg a menos que se nota bem :)
No entanto ontem houve jantarada em casa duma prima e apesar de eu ter comido muito pouco, não comi apenas a minha sopinha e não comi fruta, mas sim 1 fatia (que eu queria pequena, mas a minha tia parece não saber o significado de pequeno, apesar de saber que estou a ter uma alimentação diferente) de semi-frio e outra fatia (as mesmas palavras acima ditas) de molotof.
Tal como disse, os doces a mim não me puxam muito, mas em situações de festa gosto de comer um bocadinho (e também porque por norma são caseiros, e os caseiros não fazem tão mal como os de pastelaria).
E para quem acha muito 3L de água diários... Garanto que são fáceis de se distribuírem.
O complicado vai ser mesmo quando as férias terminarem e o estágio começar. Dependendo de onde me calhe o estágio, provavelmente as caminhadas ficarão colocadas de lado, pois não tenho força de vontade para as fazer sozinha. E mesmo que as da noite possam continuar, as da manhã terminarão. Quanto à alimentação... Continuarei a ter os cuidados que a nutricionista indicar para ter. E a água... Isso penso que também não será muito diferente, apesar de no inverno não apetecer tanta água. Mas vamos a ver como correm as coisas.
Finalmente estou confiante e feliz por já se irem verificando resultados.
É que para quem não sabe, 2 semanas depois da Páscoa eu estava com 84kg. Quando vim de férias estava com 82kg e em 17 dias passei para os 80kg (se calhar até foram menos dias, mas como não me peso todos os dias...)
Força a todos os que estão numa situação igual ou parecida a minha. Lembrem-se de que eu sou muito sedentária e preguiçosa. Logo, se eu consigo, vocês também conseguem. Acredito que sim.
Acredito em vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário