terça-feira, 18 de setembro de 2012

Eneagrama - 5


Segundo o Eneagrama eu sou assim:

Reservados, desapegados, os 5 tendem a parecer intelectuais, concentrados, objetivos e frios. Aparentam também serem inacessíveis e auto-suficientes. Na verdade, são medrosos mas não aparentam medo e sim distanciamento. Sentem necessidade de retenção, de acumulação de bens e conhecimento. Por isso, tendem para a avareza, pois temem que "abrir a mão" resultaria em um esvaziamento catastrófico.

Internamente perfeccionistas, precisam ficar sós para pensar, refletir e inclusive reviver sentimentos. Apreciam a leitura e os livros. Costumam considerar-se "viciados" em informação, podendo ter muitos interesses ou algum assunto entendido por poucos.

Não percebem conscientemente a avareza, percebem apenas suas atitudes de posse e da manutenção de limites. Precisam de tempo para refletir antes de dar respostas. Sentem desconforto para decidir sob pressão.
Procuram minimizar suas próprias necessidades e reivindicações. Sua estratégia dominante é de autodistanciamento e desistência de relacionamentos. Pode-se dizer que, se o 4 tem uma "depressão molhada", a depressão do 5 é "seca". Estruturam sua vida de uma maneira compartimentada, amigos são divididos de acordo com as atividades.

Devo dizer que me identifico e muito com isto...

Sem comentários:

Enviar um comentário